Importância da avaliação física e postural antes de iniciar um treinamento esportivo.
Nos dias de hoje, muitas pessoas estão preocupadas em fazer ou retomar atividades físicas, pensando somente na melhora e condicionamento físico, deixando para trás um ponto muito importante e fundamental que é o diagnóstico corporal.
Quantas vezes ouvimos falar: "fui à academia e estou todo(a) dolorido(a)?
Engana-se quem pensa que sentir dor após qualquer atividade fí...sica seja um bom sinal. Ao contrário disso, a dor significa que algo não está indo bem... ou o praticante fez algum esforço excessivo, ou pode ainda ser pior, apresentar algum tipo de lesão, desvios posturais, inflamações, entre outras, que de tão viciados com a correria do dia-a-dia, não damos atenção e que futuramente podem nos trazer sérias consequências.
Por este motivo é muito importante que o praticante de qualquer atividade, faça a avaliação física e postural. Além de servir como um "relatório" de como está evoluindo, é através dela que o profissional poderá identificar melhor as limitações de cada aluno/paciente, identificar fatores de risco para doenças cardio-vasculares, desvios posturais, e também a capacidade individual para prescrever corretamente exercícios.
A avaliação deve ser refeita em intervalos máximos de 1 ano, porém pode ser indicado em intervalos menores, dependendo da necessidade de cada pessoa.
Para atingirmos um resultado que desejamos, seja físico ou apenas em qualidade de vida, devemos estar atentos e prevenidos. Não pratique atividade física sem a avaliação de um profissional capacitado, procure além disso, apresentar ao seu studio, personal, ou academia, um atestado médico liberando-o para as atividades, para que o profissional possa desenvolver um treinamento com segurança, e lembre-se de fazer sempre uma AVALIAÇÃO FÍSICA E POSTURAL, periodicamente.
Glauce Di Mauro Lapa
Pro Corpore Studio Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário