Foto: google
Muitos surfistas sentem dores na lombar e cervical com a prática do surf, em consequência do longo período de treinamento sobre as pranchas. Pode-se dizer que essa dor decorre de desvios posturais ou porque a musculatura ainda não está fortalecida o suficiente para a prática.
Como complemento em treinos de corrida, boxe, artes marciais, como em qualquer outro esporte de alto rendimento, o Pilates tem sido uma prática muito procurada por atletas que necessitam deste fortalecimento, e no surf não é diferente!
A seguir destacamos alguns benefícios que o surfista pode adquirir com a prática do Pilates:
- Concentração: o Pilates utiliza-se de exercícios funcionais, e com isso certamente estimula ao seu praticante uma melhora significativa de consciência e concentração. Com pouco tempo de prática, são identificadas redução no desconforto causado pela repetição de séries comuns no Surf.
- Respiração: Para o surfista como para qualquer praticante, é notório destacar que a respiração é fator de suma importância para a execução dos exercicios corretamente. O trabalho da respiração consciente ajuda o surfista a ter melhor desempenho na água e no dia-a-dia.
- Fortalecimento do core: A base e fortalecimento da região dos oblíquos, transverso do abdômen, assoalho pélvico, evita lesões que podem ser decorrentes de uma musculatura não fortalecida.
- Equilíbrio e Mobilidade Articular : são propostos diversos exercícios em superfícies instáveis que desafiam o praticante para diversas posições, o que melhora sem dúvidas, sua capacitade de equilíbrio e mobilidade.
Com o alinhamento postural, respiração e concentração, o praticante obtém uma vida mais saudável, alivando assim dores na coluna, e aumentando desta forma o equilíbrio corporal, além de obter maior desempenho dentro da água.
Pro Corpore Studio Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário