• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

14 setembro 2011

Alimentação do homem a partir dos 50 anos

1 - O que muda no metabolismo do homem a partir dos 50 anos?
É certo que com o passar dos anos, o organismo diminui sua atividade, com isso ocorre a redução do metabolismo.
As principais alterações metabólicas são: diminuição do gosto e olfato e próteses dentárias - dificultando a percepção de sabores e mastigação, diminuição de saliva - dificultando a deglutição, diminuição da mobilidade intestinal, diminuição de enzimas digestivas (lípase, amílase e pepsina), as necessidas energéticas diminuem, bem como o metabolismo basal, a absorção de certos nutrientes e o volume de água armazenado no organismo, também vai reduzindo aos poucos.

2 - O que o homem com mais de 50 que quer cuidar de sua alimentação deve fazer? Esses cuidados mudam aos 60 e aos 70?
Em ambas as faixas etárias, a dieta deve ser equilibrada, respeitando as necessidades energéticas individuais devem ser respeitadas e seguidas (em termos de carboidratos, proteínas e gorduras). Uma atenção especial ao consumo de alimentos fontes de vitaminas e minerais é essencial, pois esses nutrientes, atuam na regulação de diversas funções do organismo, agindo como antioxidante e prevenindo o envelhecimento e aparecimento de doenças.
Dois fatores importantes que devem ser considerações é a apresentação da refeição (cor, sabor, aroma e textura), bem como a prática de atividade física que estimula o fortalecimento de ossos e músculos, facilita o trânsito dos alimentos e sua eliminação, além de combater a depressão e envolver o indivíduo ao ambiente social.
Com o avanço da idade, há redução na sensação de sede, dessa forma para evitar uma desidratação é importante que um indivíduo normal bebe 1,5 de água (líquidos) todos os dias, mesmo se não estiver com sede.

3 - Há alimentos que precisam ser retirados? Quais e por quê?
Não é a questão de retirar alimentos, mas sim de ajustar as quantidades adequadas para as necessidades específicas. Não existe alimento bom ou ruim, mas sim excesso de alimentos que podem gerar algum prejuízo. Em caso do indivíduo possuir alguma patologia, a alimentação será analisada com detalhe e é possível que algum alimento seja retirado e/ou reduzido por um período específico.

4 - Há alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade? Quais e por quê?
Vou abordar os nutrientes mais importantes:

Vitaminas B6, B12 e ácido fólico - essas vitaminas são absorvidas por enzimas digestivas presentes no suco gástrico, cujo volume diminui com a idade. Formigamento nas pernas, perda de memória e alguns desarranjos mentais e neurológicos podem ser sintomas da carência desses micronutrientes que atuam no sistema nervoso.

Zinco, vitamina B2 - apatia, insegurança, debilidade e má assimilação dos alimentos são sintomas da falta de vitamina B2, também chamada de riboflavina. A falta de zinco implica perda do paladar, falta de apetite e cicatrização lenta.

Vitamina E - um poderoso antioxidante, evita que os radicais livres se liguem às membranas das células causando doenças e envelhecimento. Presente no gérmen de trigo, castanhas, nozes e óleos vegetais.

Betacaroteno - é uma forma de pré-vitamina A presente em todos os alimentos amarelo-alaranjados. Antioxidante, preserva e renova a pele e a visão.

Licopeno - está associado a prevenção de câncer de próstata (fontes: tomate, goiaba, melancia).

Fibras - colaboram na motilidade intestinal, controle de colesterol e glicemia.

Água - essencial para melhorar o trabalho de rins e intestino, eliminando toxinas e protegendo os músculos e as articulações. A falta de água pode causar, além de desidratação, fadiga e má absorção das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B). Beba água sempre; não espere pela sede, que já indica um estado de desidratação.

Jornal Agora SP - Grupo Folha - São Paulo, 25 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.