O nosso organismo, para ter todas as suas funções realizadas adequadamente, desde a produção de um neutrotransmissor até a formação de massa muscular, portanto, para qualquer atividade, a presença de nutrientes ou substâncias bioativas sempre será solicitada. Portanto, tudo que entrar no nosso organismo, que não for nutriente ou substância bioativa, precisa ser excretado. Ou seja: aditivos alimentares como os conservantes, corantes, adoçantes sintéticos, acidulantes; metais tóxicos presentes em fumaça de veículos; plástico, presente nas embalagens de alimentos; medicamentos, todos eles precisam ser excretados. Não possuem função nutricional!
Se não conseguirmos excretar essas substâncias estranhas elas acabam sendo armazenadas no tecido adiposo e o pior: essas toxinas armazenadas ativam respostas metabólicas que favorecem o desenvolvimento do próprio tecido gorduroso, como também uma atividade inflamatória intensa, que muitas vezes favorece a instalação de diversas doenças como câncer, diabetes, hipertensão, entre outras.

Vale ressaltar que o processo de destoxificação não ocorre apenas no fígado. É fato que esse é o principal órgão relacionado a este processo (60% da destoxificação), mas, no intestino este processo também ocorre e é dependente da microbiota saudável. Logo, para se diminuir a deposição de toxinas no organismo é essencial fígado e intestino muito bem funcionantes: afinal, são uma dupla infalível para a boa saúde!
Fonte: Nutrição Funcional
Nenhum comentário:
Postar um comentário