Foto: Google
Todos nós sabemos que a vida das crianças de "antigamente" não se parece nenhum pouco com as de hoje. Subir em árvores, jogar futebol na rua, carrinhos de rolemã descendo ladeiras abaixo, queimada, e todas as outras diversas brincadeiras rotineiras que exigiam um certo esforço físico, foram trocadas na maioria das crianças pela diversão dentro de casa, através de jogos de computador, videogames e televisão.
Além disso tudo existe ainda a grande gama de tarefas a que as crianças estão aderindo, sejam elas por vontade própria ou exigência e necessidade dos pais, dias mais longos nos colégios, livros cada vez mais pesados, excesso de peso nas mochilas, o que pode acarretar, dentre outros problemas, desvios posturais, má postura além de estressar as crianças mentalmente.
O Pilates pode ser uma excelente ferramenta para tratar e minimizar tudo isso.
Para muitos pais, a prática do Pilates pode parecer uma atividade muito pesada para as crianças, comprometendo seu desenvolvimento, porém, segundo especialistas, é o contrário. O método só tem a contribuir, pois além de fortalecer e alongar sua musculatura, corrige a postura, requer disciplina, concentração e serve ainda como um estimulante de prazer.
O Pilates, desde que em turmas especificas só com crianças, pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade. Os exercícios são elaborados de acordo com a faixa etária de forma lúdica, através de uma brincadeira, de forma a conquistar os alunos à pratica, corrigindo e orientando desde cedo com relação aos habitos posturais, em casa ou na escola.
O Método previne, minimiza e corrige desvios posturais, através de exercícios que respeitam o limite e individualidade de cada criança, sendo muito procurado pelos pais nos dias atuais. A fase da infância e adolescência é onde ocorrem as maiores transformações no corpo humano, e corrigir desde cedo esses hábitos reduz em grande escala problemas ortopédicos futuros.
Alguns pais ainda gostariam de ter filhos mais ativos, mas tem receio de colocar suas crianças em outras atividades físicas que exigem muito da musculatura que está em desenvolvimento. O Pilates, é uma excelente atividade pois não exige esforço repetitivo, e sim, desenvolve em seus praticantes consciencia da pratica, fazendo com que o aluno não só mude as atitudes durante as aulas como no dia -a-dia, ao sentar-se para uma refeição, na escola, no caminhar, etc...
O Pilates trabalha fortemente a consciencia corporal, e fortalecimento da musculatura, nas crianças, a parte de fortalecimento não é foco do trabalho, e sim o seu alongamento, diminuindo o encurtamento pelo fato de não praticarem tantas atividades físicas como antigamente. O ideal seria que todos nós colocassemos como prática cotidiana uma atividade física podendo alongar determinados grupos musculares, evitando seu encurtamento, principalmente a musculatura posterior das pernas, ombros e peitoral.
Em nosso Studio, as aulas para crianças são no horário da tarde, com apenas 2 alunos, obtendo desta maneira melhor acompanhamento e atenção.
Pro Corpore Studio Pilates