• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

19 junho 2011

Pilates no tratamento das luxações e subluxações

A luxação de uma articulação se dá quando as superfícies articulares se separam completamente umas das outras, perdendo a aproximação.Quando as superfícies articulares se separam de forma parcial, ou seja, alguma parte dessas superfícies ainda estão em contato, chama-se subluxação.

Possíveis causas da luxação ou subluxação são a má formação congênita das superfícies articulares e paralisia muscular extensa ao redor de uma articulação, mas o trauma ainda é o principal fator. Ainda, há a possibilidade de ocorrer em indivíduos que sofrem de artrite reumatóide com destruição das superfícies articulares e alterações nos tecidos moles.
É frequente que as luxações causadas por traumas estejam associadas às fraturas ou danos nos tecidos moles por estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação, como ligamentos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagem. E se houver inflamação aumentam os riscos de aderências dentro da cápsula da articulação, causando rigidez.
Pode haver deformidade no local da luxação pois o contorno normal da articulação pode ser modificado. Porém, existem casos que essas deformidades não são muito nítidas. É comum também, que haja perda de função da articulação e membro afetado, bem como fraqueza muscular ao redor da articulação e possivelmente no resto do membro se ele for imobilizado por algum tempo.
O PILATES se insere como um forte aliado também na recuperação das luxações e subluxações.
Os exercícios fluidos, centrados na respiração e contração da parte central do corpo, visarão sobretudo, o fortalecimento muscular, aumento da estabilidade articular, lateralizações, flexões e extensões. Após a tração, se dão programas de exercícios de mobilização ativa, propriocepção e reforço do padrão de movimento do membro em questão com apoio inicial e carga progressiva. Assim, há uma ótima recuperação, diminuindo a probabilidade de sequelas. A consiência corporal e a respiração ajudará na estrutura do movimento, na postura correta e no equilíbrio muscular, que acarretarão em padrões eficientes de movimento.
Muitos alunos, após a recuperação, aderem ao PILATES ao seu dia-a-dia a fim de manter o padrão físico adquirido no período de recuperação e potencializar os ganhos futuramente, garantindo uma excelente qualidade de vida para o resto da vida.

Fonte: www.flexuspilates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.