• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

23 junho 2011

Berinjela: auxílio na redução do colesterol

As berinjelas mais saborosas têm textura tenra e firme, com casca lisa, fina e brilhante e sabor suave. A berinjela é rica em vitaminas B1, B3, B6 e sais minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio).
Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo. Realizada em coelhos, a pesquisa demonstra que o uso do legume reduziu em quase 30% o colesterol no organismo dos animais, o que sugere benefícios também para humanos. O suco do legume age também como um antioxidante. Esse efeito pode corrigir defeitos na parede das artérias provocados pelo colesterol alto. O suco também reduz a absorção do colesterol no intestino. Inúmeros trabalhos científicos já constataram que o controle do colesterol reduz o número de infartos em até 42%.

A medicina popular recomenda esta hortaliça para as enfermidades do aparelho digestivo, dos rins e bexiga, nas afecções cutâneas e como redutora do colesterol. Além disso, acredita-se que a berinjela atue reduzindo os níveis de gordura no fígado. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de venre.

As vitaminas e alcalóides presentes na berinjela podem baixar a pressão sanguínea e dilatar os capilares, podendo atuar na prevenção da aterosclerose. Trabalhos científicos recentes demonstram a atividade da berinjela como uma opção natural de controlar os níveis de colesterol. Outros estudos recentes mostram que a berinjela auxilia na redução do colesterol sérico através de substâncias que se ligam ao colesterol no intestino, eliminando-o antes que seja absorvido pelo organismo.

Outros benefícios para a saúde

Além dos benefícios relatados acima, a berinjela possui importantes fitonutrientes que possuem atividade antioxidante. Esses fitonutrientes, incluindo os compostos fenólicos, tais como os ácidos ferúlico e clorogênico, e flavonóides tais como a nasunina.

As pesquisas com a berinjela estão centradas no fitonutriente encontrado na casca, uma substância pertencente a categoria das antocianidinas, denominada nasunina. Esse composto é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

Outro aspecto importante é a predominância de ácido clorogênico na berinjela. Os benefícios atribuídos a esse composto, além de sua reconhecida atividade antioxidante, inclui atividade antimutagênica (que protege contra o câncer), ação bactericida, redutora do colesterol LDL e atividade antiviral.

Componentes Funcionais

Vitamina B6 – É a vitamina pertencente ao complexo B que auxilia na produção de hemácias e possibilita a comunicação entre os músculos e nervos. A vitamina B6 (Piridoxina) é essencial para o sistema neurológico porque está envolvida na síntese de neurotransmissores, como a serotonina. A deficiência dessa vitamina pode acarretar Irritação, depressão, fadiga, confusão mental, incapacidade de concentração e problemas de memória. Pode prevenir os transtornos e a irritabilidade do período pré-menstrual (TPM).

Ácido clorogênico – Importante fitoquímico que faz parte da família dos compostos fenólicos, que pode prevenir o câncer e bloquear a formação de compostos nitrogenados.

Fibras – As fibras insolúveis podem ajudar a prevenir a prisão de ventre, diverticulite e hemorróidas. As fibras solúveis possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo.

Nasunina – Esse composto, pertencente a categoria das antocianidinas, é um poderoso antioxidante e bloqueador de radicais livres. Estudos com animais revelaram que a nasunina protege as gorduras das células cerebrais, especialmente os componentes das membranas.

Principais Propriedades

Fonte de vitaminas do complexo B

Rica em fibras solúveis

Possui antioxidantes importantes

Auxilia na redução do colesterol

Fonte: Alimentos funcionais do Brasil | http://alimentosfuncionais.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.