
A.L.P.N., 25 anos, 1,74m de altura, pesando 70 quilos, foi submetido à Avaliação Postural Computadorizada, goniometria, análise de fotos e filmagens. Após a avaliação ele foi encaminhado para um estúdio de Pilates para iniciar a apresentação do método. Sarah Souza Pontes foi a fisioterapeuta responsável pelas aulas que tiveram a duração de um mês, três vezes por semana.
A primeira avaliação de postura e de alongamento da cadeia posterior foi realizada através de seis imagens: face ventral, face posterior, perfil esquerdo, perfil direito, flexão anterior na postura em perfil e anterior. O laudo fornecido pelo software de avaliação postural foi possível observar, anteriorização da cabeça, cifose torácica, ombros retraídos, hiperlordose lombar, retroversão pélvica e escoliose à esquerda. A goniometria ativa foi realizada em decúbito dorsal com flexão de quadril, com extensão de joelho, o membro inferior contralateral encontrando-se em flexão para melhor estabilização pélvica, esta mensuração foi realizada três vezes para obter fidedignidade nos dados coletados.
A partir de uma avaliação criteriosa foi possível traçar os objetivos a serem priorizados. De acordo com o quadro clínico apresentado foi realizado alongamento global, enfatizando a cadeia posterior e peitoral, movimentos para estabilizar a cintura escapular e pélvica, mobilidade da coluna vertebral, enfatizando a coluna torácica, fortalecimento global enfatizando o CORE, extensores da coluna e membros inferiores e correções posturais necessárias. Foram traçadas metas e conforme a progressão era ajustado o programa de exercício para alcançar os objetivos almejados. Ao final das aulas foi realizada a goniometria que retratou uma melhora progressiva e signifcativa do alongamento da cadeia posterior.
Foi observado que durante as primeiras aulas o ganho foi predominantemente do alongamento, já nas ultimas aulas foi apresentado uma melhoria mais evidente da mobilização de coluna. Na análise da flexão de tronco na vista lateral foi possível constatar uma melhora importante na amplitude de movimento, onde o aluno conseguiu uma melhor flexão de tronco devido a um maior alongamento da cadeia posterior e mobilidade de coluna vertebral.
Fonte: http://ow.ly/VZt3
Nenhum comentário:
Postar um comentário