Alimentação e Suplementação
O estilo de vida moderno e as facilidades tecnológicas induziram mudanças no comportamento alimentar, gerando a necessidade de refeições cada vez mais rápidas e práticas, contribuindo para o aparecimento das doenças crônicas, não transmissíveis. Atualmente, as doenças cardiovasculares provocam a morte de 17 milhões de pessoas no planeta por ano e no Brasil são mais de 300.000 mortes.
Assim, o nutricionista tem papel fundamental na promoção, manutenção e recuperação da saúde, quando atua de forma maciça nas medidas preventivas, incentivando mudanças no hábito alimentar e a prática de atividade física.
Para complementar o acompanhamento dietoterápico, pode-se utilizar a prescrição de suplementos nutricionais como uma medida coadjuvante, a qual não deve substituir a orientação nutricional. Pode estar presente quando a alimentação não é completa, desde que respeitando as recomendações, níveis de segurança e as orientações médicas/ nutricionais.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entende-se por complemento nutricional “um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, que deseja compensar um possível déficit de nutrientes, a fim de alcançar os valores da Dose Diária Recomendada (DDR)”.
A ciência da Nutrição está crescendo a cada dia devido à procura constante do indivíduo por longevidade, beleza, qualidade de vida, entre outros. Estes fatores aliados às mudanças causadas pelo estilo de vida moderno exigem do nutricionista a capacidade em avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes individualmente.
Para isso, é necessário conhecer detalhadamente a alimentação do paciente, seu estilo de vida, aspectos clínicos e biopsicosociais. E, neste caso, a qualidade e a variedade dos alimentos é tão ou mais importante que a quantidade.
Cabe aos Nutricionistas, a prescrição alimentar e complementar quando embasada então em todos os aspectos éticos que devem direcionar nossas condutas no dia-a-dia bem como o conhecimento técnico para tanto.
Nutricionista Gerontóloga (FSP - USP / SBGG)
Especialização em Nutrição em Cardiologia (InCor - HCFMUSP)
Autora dos livros:
"Atendimento Sistematizado em Nutrição" - Ed. Atheneu, 2002.
"Cuidado, olha o crachá no prato !" - Ed. Alegro, 2004.
Fonte: Associação Paulista de Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário