• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

09 agosto 2011

Alimentação e Suplementação

O estilo de vida moderno e as facilidades tecnológicas induziram mudanças no comportamento alimentar, gerando a necessidade de refeições cada vez mais rápidas e práticas, contribuindo para o aparecimento das doenças crônicas, não transmissíveis. Atualmente, as doenças cardiovasculares provocam a morte de 17 milhões de pessoas no planeta por ano e no Brasil são mais de 300.000 mortes.

Assim, o nutricionista tem papel fundamental na promoção, manutenção e recuperação da saúde, quando atua de forma maciça nas medidas preventivas, incentivando mudanças no hábito alimentar e a prática de atividade física.

Para complementar o acompanhamento dietoterápico, pode-se utilizar a prescrição de suplementos nutricionais como uma medida coadjuvante, a qual não deve substituir a orientação nutricional. Pode estar presente quando a alimentação não é completa, desde que respeitando as recomendações, níveis de segurança e as orientações médicas/ nutricionais.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entende-se por complemento nutricional “um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, que deseja compensar um possível déficit de nutrientes, a fim de alcançar os valores da Dose Diária Recomendada (DDR)”.

A ciência da Nutrição está crescendo a cada dia devido à procura constante do indivíduo por longevidade, beleza, qualidade de vida, entre outros. Estes fatores aliados às mudanças causadas pelo estilo de vida moderno exigem do nutricionista a capacidade em avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes individualmente.

Para isso, é necessário conhecer detalhadamente a alimentação do paciente, seu estilo de vida, aspectos clínicos e biopsicosociais. E, neste caso, a qualidade e a variedade dos alimentos é tão ou mais importante que a quantidade.


Cabe aos Nutricionistas, a prescrição alimentar e complementar quando embasada então em todos os aspectos éticos que devem direcionar nossas condutas no dia-a-dia bem como o conhecimento técnico para tanto.

Dra Evie Mandelbaum

Nutricionista Gerontóloga (FSP - USP / SBGG)
Especialização em Nutrição em Cardiologia (InCor - HCFMUSP)
Autora dos livros:
"Atendimento Sistematizado em Nutrição" - Ed. Atheneu, 2002.
"Cuidado, olha o crachá no prato !" - Ed. Alegro, 2004.


Fonte: Associação Paulista de Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.