• Pro Corpore Studio Pilates

    Perceber, conhecer, respeitar e amar o próprio corpo: a equipe Pro Corpore é altamente especializada em condicionamento físico, reabilitação e conscientização corporal. Tudo isso em um ambiente tranqüilo, equipado e planejado para o seu bem-estar.

  • Mat e pilates com aparelhos

    A equipe Pro Corpore trabalha com ambas as versões oficiais do método. Além do completo estúdio de aparelhos, são ministrados treinos de mat pilates: trabalho de solo com ampla gama de acessórios como bolas, magic circle, foam roller e thera band, que confere força e grande vigor físico.

  • Treinos específicos para pessoas de todas as idades e condições variadas

    O treino é individualizado, próprio para atender homens e mulheres de todas as idades e condições variadas, desde sedentários até atletas e bailarinos; além de programas especialmente desenvolvidos para idosos e gestantes.

  • Qualidade de vida

    Os programas trazem ganhos que vão muito além do desejado vigor físico, abrangendo uma lista extensa de benefícios promotores de alta qualidade de vida. As aulas são individuais ou em duplas, propiciando uma orientação personalizada
    e com privacidade.

  • Mens sana in corpore sano

    Para a equipe Pro Corpore o aprimoramento, equilíbrio, conhecimento, consciência e harmonia são fundamentais para a promoção da saúde plena. Queremos compartilhar tudo isso com você!

06 maio 2011

Nutrição e evolução humana

Diversas hipóteses procuram explicar como e em quais circunstâncias a raça humana diferenciou-se dos primatas. Evidências científicas apontam que a seleção natural, associada ao padrão dietético da época foram os principais responsáveis por tais alterações. Sabe-se que o comportamento alimentar influenciou fortemente nossos ancentrais no aspecto físico, social e comportamental.
“Somos o que comemos” e para compreender o papel da alimentação na evolução humana, é preciso observar a história. Durante milhares de anos, os hominídeos buscavam instintivamente seus alimentos, comportando-se como caçadores-coletores. Essa intensa procura por alimentos desenvolveu nos nossos ancestrais a capacidade de se locomoverem sobre duas pernas, o que permitiu maior mobilidade e acesso a locais mais longínquos.
Além disso, as intensas mudanças climáticas favoreceram a escassez de recursos alimentares, acarretando na necessidade de nomadismo, ou seja, o deslocamento a outras áreas ainda não exploradas. Nesse contexto, o bipedalismo pode ser visto como uma das primeiras estratégias na evolução nutricional humana, pois, esse comportamento, teria aumentado substancialmente o número de calorias despendidas na coleta de alimentos.
Observa-se ainda a expansão do cérebro humano que se associa a uma dieta rica em calorias e nutrientes. Esse desenvolvimento é constatado após o início do consumo de alimentos de origem animal com a ampliação da caça. Estima-se que, nesse período, 60% do total de calorias ingeridas era proveniente de alimentos protéicos.
Com o descobrimento do fogo, o homem passou a cozinhar os alimentos, o que permitiu que os vegetais ficassem mais macios. Isso fez com que os dentes e mandíbulas involuíssem de tamanho diante da facilidade de mastigação.
Com a evolução humana e considerando a alimentação da civilização moderna, observa-se hoje a convergência a uma dieta mais rica em gorduras (particularmente as de origem animal), açúcares e alimentos refinados; ao mesmo tempo uma redução do consumo de fibras, carboidratos complexos e alimentos funcionais.
Em paralelo, a demanda energética da vida contemporânea tem caído drasticamente, devido a um estilo de vida mais sedentário. Estima-se que o gasto energético total do homem atual seja o equivalente a 68% do gasto dos ancestrais hominídeos.
Isso resulta no aparecimento das diversas doenças crônicas que estão em ascensão como obesidade, diabetes mellitus, hipertensão e câncer.
Somos vítimas do nosso sucesso evolutivo. Adotamos uma dieta calórica concentrada, mas minimizamos a quantidade de energia despendida em atividades físicas. Por isso, em questões nutricionais, deveríamos voltar ao passado, aumentando o consumo de alimentos naturais como frutas, oleaginosas e tubérculos, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em aditivos alimentares e abandonando o sedentarismo.
Por Fernanda Damas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pro Corpore Studio do Corpo Ltda ME. Tecnologia do Blogger.