Os benefícios do Pilates são potencializados com a utilização da bola, além de tornar a aula mais divertida. Os resultados são mais rápidos e aparentes, pois estes exercícios são muito potentes na tonificação e definição dos músculos, como melhora da flexibilidade e harmonização das formas do corpo.
No Pilates com a bola, trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz. A bola permite que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força.

Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento.
Os principais objetivos do uso da bola são o aumento da dificuldade dos exercícios através do desafio do equilíbrio e o aumento da solicitação dos músculos sutis do CORE.
A união dos exercícios do Pilates com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento, que se recuperam de lesões ou estão em plena forma. Traz benefícios posturais, uma notável melhora no equilíbrio e coordenação, além da satisfação e diversão proporcionadas pela prática.
Fontes: http://vilamulher.terra.com.br/comunidade/perfil/vilaequilibrio/
http://pilates.about.com/od/buyingequipmentetc/p/PilatesBall.htm